terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Comércio Exterior: profissão, curso gratuito e muito mais!

O que o profissional de Comércio Exterior faz? Como é o seu dia-a-dia? Já pensou em fazer um Curso de Comércio Exterior? Tire suas dúvidas no artigo de hoje, onde falamos sobre esta profissão! :)




Devido a globalização, cada vez mais empresas oferecem seus produtos e serviços no mercado internacional. Essas empresas, ao mesmo tempo, precisam muitas vezes recorrer a fornecedores estrangeiros. Com base nisso, vamos conhecer a importância do profissional do Comércio Exterior.

O Comércio Exterior é uma profissão que envolve operações de compra e venda de insumos, produtos e matéria-prima entre países diferentes. Ou seja, é o conjunto das compras e vendas de bens e serviços feitos entre países.

Quando um país vende um serviço ou bem a outra, a operação é chamada de exportação. Já quando compra de outro país, a operação é chamada de importação. 

Há diversas leis e regras nessas transações comerciais que devem ser respeitadas, e quem trabalha com Comércio Exterior deve ter muito conhecimento desses procedimentos. 

Os governos estimulam as importações, pois elas representam a entrada de recursos na economia do país. 

O que o profissional de Comércio Exterior faz?

O profissional de Comércio Exterior deve conhecer as técnicas e os métodos de compra e venda de bens e serviços entre empresas e governos de diferentes países. Ele também deve analisar as tendências dos mercados nacional e internacional, identificar as necessidades de seus clientes e fornecedores, elaborar estratégias de marketing e negócio, identificar oportunidades de compra ou venda, e definir a logística, como estocagem e frete dos produtos exportados ou importados. 

É muito importante também que este profissional acompanhe os acontecimentos internacionais, tanto econômicos quanto políticos, assim como eventuais conflitos armados, para poder caracterizar mercados consumidores ou empresas fornecedoras. 

Os profissionais de Comércio Exterior podem trabalhar em empresas de logística ou importadoras, empresas privadas de diversos setores (que fazem importação e exportação), agências governamentais de desenvolvimento econômico, instituições financeiras, empresas de seguro, empresas de câmbio, etc. 

As atividades exercidas por estes profissionais, envolvem normalmente o gerenciamento de operações como:

-Importação
-Exportação
-Transações cambiais
-Despacho e legislação aduaneira
-Prospecção e pesquisa de mercados
-Definição de planos de ação
-Negociação e execução de operações legais
-Contratos
-Logística internacional
-Controle do fluxo de embarque e desembarque de produtos

Se interessou pelo assunto? Que tal fazer um Curso de Comércio Exterior online e aprender ainda mais?

Pesquisando, encontramos o curso online e gratuito de Comércio Exterior da PRIME CURSOS DO BRASIL. O curso é livre, básico, rápido e prático de fazer. Nada melhor do que ganhar conhecimento, não é mesmo?

Este curso é indicado para acadêmicos e profissionais da área de comércio exterior, administração, logística,  profissionais da área portuária e demais interessados.



Neste curso, o aluno aprenderá o básico sobre importação e exportação, operações e condições de compra e venda, tipos de pagamento no comércio exterior, e muito mais! Veja abaixo o conteúdo programático do curso:

Introdução ao Comércio Exterior 
Operações e Condições de Compra e Venda
Tipos de Pagamentos no Comércio Exterior
Classificação Fiscal de Mercadorias
SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior
Tratamento Administrativo na Importação
Tratamento Administrativo na Exportação
Bibliografia/Links Recomendados

Deseja acessar o curso?



Veja abaixo um vídeo sobre Comércio Exterior:




Para complementar esse artigo, recomendamos a leitura da seguinte obra:





Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Comente! 

Ah, e se fizer o curso compartilhe sua experiência aqui no blog! Vamos trocar opiniões! :)

Cursos Grátis do Brasil!



Nenhum comentário:

Postar um comentário