sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ecoturismo: o que é?

Princípios do Ecoturismo:

Da natureza nada se tira a não ser fotos.
Nada se deixa a não ser pegadas.
Nada se leva a não ser recordações.

Segundo a EMBRATUR, ecoturismo ou turismo ecológico é um ”segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.

A definição acima é dada pelo Ministério do Meio Ambiente em conjunto com o EMBRATUR - Instituto Brasileiro de turismo e segue aquela criada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES ou The International Ecotourism Society).

Internacionalmente o Brasil é reconhecido pela combinação e fartura de fatores que os diferem como país de maior potencialidade para o desenvolvimento do ecoturismo. 

Todos conhecem a palavra “ecoturismo”, porém ás vezes não sabem realmente o que isto significa. Bom, o objetivo principal do ECOTURISMO é a conservação e a conscientização ambiental, mas também há outros fatores que são conduzidos pelos princípios do desenvolvimento sustentável, e que também envolvem a comunidade local. Ou seja, se a base de recursos naturais é protegida, se o uso será econômico e possibilita o desenvolvimento pessoal e coletivo, então está sendo aplicado de forma ética e sustentável.

O turismo, associado ao patrimônio cultural e natural, motiva a conservação e conscientiza a população em preservar as riquezas de sua terra.



O ecoturismo é um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo! Embora o movimento de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os protetores de sua prática alegam que, o ecoturismo ajuda na preservação dos mesmos, e é um dos principais meios de educação ambiental, permitindo assim a integração e o desenvolvimento econômico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental. 

O ecoturismo é caracterizado pelo contato com ambientes naturais, pela realização de atividades que proporcionam o conhecimento e a vivência na natureza, e  também pela proteção das áreas onde ocorre. Seu foco é a conservação, sustentabilidade e educação. 

Podemos entender o ecoturismo, como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, vinculadas com a educação e conservação ambiental. 

Como surgiu?

O ecoturismo apareceu como movimento ambiental global no final dos anos 70, uma resposta às preocupações com o desenvolvimento econômico, à degradação do meio ambiente e as questões sociais provocadas pelo turismo em massa. No Brasil, o conceito foi introduzido pelo EMBRATUR que iniciou em 1985 o Projeto Turismo Ecológico. Dois anos depois, dele surgiu a Comissão Técnica Nacional, a primeira iniciativa com objetivo de regular o segmento. Também surgiram, na mesma década, os primeiros cursos para guias especializados. 

Com a Rio 92, este tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou o mercado brasileiro. Em 1994, com a publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo, o turismo ecológico passou a ser conceituado e denominado como Ecoturismo.

O termo já era usado no século de 700 a.C e 800a.C para designar rotas com belas paisagens ecológicas na África.

Alguns benefícios do ECOTURISMO:
  • Minimiza seu próprio impacto ambiental;
  • Patrocina a conservação ambiental;
  • Patrocina projetos que promovam igualdade e redução da pobreza em comunidades locais;
  • Aumente o conhecimento cultural e ambiental e o entendimento intercultural;
  • E que seja financeiramente viável e aberto a todos.
Algumas das atividades consideradas Ecoturismo:

Tirolesa
Cavalgada
Snorkeling e flutuação
Boia-cross
Observação de Aves
Rafting
Parapente
Estudo do meio ambiente
Observação da fauna e flora
Etc

E você, se interessou? Já pensou em fazer um Curso de Ecoturismo? Uma sugestão, é o Curso de Ecoturismo da PRIME CURSOS DO BRASIL! O curso é totalmente online e gratuito!  

Com o curso o aluno irá aprender a importância da educação ambiental, a história deste segmento turístico no Brasil e no mundo, gestão ambiental, e muito mais! 



Este curso é indicado para profissionais e estudantes do Turismo, Ecologia, Guias de Turismo, etc. 

Deseja acessar e conhecer este interessante curso?


Este curso é livre e básico, indicado apenas para se atualizar e qualificar!

Veja abaixo um vídeo que fala sobre o ECOTURISMO:



Para complementar esse artigo, recomendamos a leitura da seguinte obra:




Dúvidas ou sugestões? Basta comentar!

Cursos Grátis do Brasil!







Nenhum comentário:

Postar um comentário