quinta-feira, 3 de março de 2016

Curso Grátis de Libras Básico!

LIBRAS é a língua utilizada por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Ela tem origem na Linguagem de Sinais Francesa, e a diferença básica para uma língua natural, é que ela utiliza também a imagem para expressar-se. É sobre este tema que iremos falar hoje aqui no Blog Cursos Grátis do Brasil. Além disso, vamos indicar um curso grátis de LIBRAS Básico para você fazer online! Se interessou? Continue acompanhando o artigo!


LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Diferente do que muitos pensam, essas línguas possuem estruturas gramaticais próprias, e vão muito além de mímicas e gestos soltos. 

As línguas de sinais são utilizadas por deficientes auditivos para facilitar a comunicação, e não são universais, pois cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. 

Em relação aos sinais, são movimentos bem específicos realizados pelas palmas das mãos. São formados a partir da combinação do movimento e da forma das mãos, e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos. 

Quem deseja aprender LIBRAS, deve passar por um processo de aprendizado de uma nova língua, igual quando começamos a aprender inglês, francês, etc.

Os sinais possuem alguns parâmetros para a sua formação, determinando assim o seu significado, como por exemplo, a expressão facial, a localização das mãos em relação ao corpo, a movimentação que se faz ou não na hora de produzir um sinal, etc.

Procurando, encontramos o Curso Grátis de LIBRAS Básico da PRIME CURSOS DO BRASIL. O curso é livre, básico e totalmente online, indicado para estudantes e profissionais de Letras, Assistência Social, Pedagogia e todos que de um modo ou de outro, convivem ou trabalham com surdos.


Veja abaixo o conteúdo programático deste curso:

Introdução 
Estrutura Linguística da LIBRAS
Estrutura Sublexical dos Sinais a partir de suas Unidades Mínimas Distintivas
Formação dos Ítens Lexicais ou Sinais a partir de Morfemas
Estruturação de Sentenças em LIBRAS
Aquisição da Linguagem por Crianças Surdas
Introdução à Gramática da LIBRAS
Sistema de Transcrição para a LIBRAS
Os Processos de Formação de Palavras na LIBRAS
As Categorias Gramaticais na LIBRAS
Tipos de Frases na LIBRAS
Apêndice
Alfabeto Manual
Vocabulário da LIBRAS
Bibliografia/Links Recomendados       


Neste interessante curso grátis, o aluno aprende o básico sobre a estrutura linguistica da LIBRAS, o alfabeto manual e como utilizá-lo, as categorias gramaticais, e muito mais!

Gostou? Desejar acessar este curso?


Veja abaixo um vídeo que mostra o alfabeto em LIBRAS:



Para complementar esse artigo, recomendamos a leitura da seguinte obra:




Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! 

-> Este curso grátis é livre, sendo assim, o certificado de conclusão só é válido para atualização e qualificação profissional. Veja o regulamento do portal de cursos online Prime Cursos antes de fazer o seu cadastro.

Cursos Grátis do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário